sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Uma nova História! O momento é Agora!


A garantia da Salvação

Texto Áureo: "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. (2Co 5.17)

A partir do momento em que você recebe a Jesus pela fé, automaticamente passa a viver em novidade de vida. Esta nova vida é obra exclusiva do Espírito Santo (Jo 3). E passar a viver em novidade de vida, significa dizer que grandes mudanças estão sendo operadas no coração e na vida daqueles que foram regenerados por Deus (1Pe 1.23). Porém estas mudanças precisam ser demonstradas na vida do novo salvo em Cristo. Aqueles que estão em Cristo são novas criaturas e, portanto o seu modo de vida precisa condizer com a sua fé, pois tudo se fez novo. Daqui pra frente o novo crente precisa andar de modo digno da chamada cristã (Ef 4.1).
Nesta lição aprenderemos aspectos importantes e práticos que nos levarão a entender e a viver sadiamente a nova vida que possuímos.

LIÇÕES DE VIDA
A Questão do Pecado
Segundo a Bíblia o pecado entrou no mundo como fruto da desobediência do homem (Gn 3.6). Apartir desta atitude impensada, o homem estava demonstrando que queria viver independente de Deus, o que nós sabemos que não é o melhor. A Bíblia nos descreve vários aspectos do pecado, que nos fazem entender o mal que ele faz ao homem em sua relação com Deus:
1-    Pecado é desobediência a Deus (Gn 3.9-12) - Desobedecer a Deus nos leva a conseqüências que não pensamos no momento em que erramos, por isso devemos procurar viver sempre obedecendo a Deus e sua palavra.
2-    Pecado é erro (Sl 95.10/Tg 5.20) - Quando alguém opta em pecar está errando com Deus, na realidade está transviando o seu caminho. Este erro incorre em um desvio do caminho do bem, o que presumimos não ser um caminho feliz.
3-    Pecado é Transgressão da Lei (1Jo 3.4) - Transgredir literalmente é "ir além do limite". Deus através de seus mandamentos demarcou limites para o homem, na realidade a idéia de Deus foi protegê-lo traçando uma linha divisória entre o bem e o mal, entre o que é bom e o que ruim. Quando alguém transgride a lei de Deus está indo para um território perigoso que é capaz de gerar para sempre a morte espiritual do homem.
Aquele que está em Cristo deve viver longe do pecado, por saber que este o leva a conseqüências terríveis. Quando Adão desobedeceu a Deus ele se sentiu culpado, ficou com medo e envergonhado, decaindo do seu estado original que era de uma comunhão plena e saudável com Deus (Gn 3). O pecado gera a morte espiritual (Rm 6.23) e uma barreira de separação com Deus (Is 59.2), portanto diga não ao pecado! E viva em obediência!
A questão da Tentação
No original grego, "tentação" significa teste, tentação para a prática do mal. A Bíblia nos revela que existem três fontes da tentação: o diabo, o mundo e a carne. E nesse estudo destacaremos a carne, vejamos: Tiago nos ensina que a tentação tem origem na cobiça humana e não procede de Deus (Tg 1.13-15), portanto. Tiago nos ensina que para pecarmos, nós percorremos um caminho que possui início, meio e fim. Em primeiro somos tentados por nossa cobiça, depois o motivo de nosso desejo nos atrai e seduz, e depois então consumamos o ato e pecamos.  Jesus quando ensinou a oração dominical, nos mandou orar dizendo: "...e não nos deixes cair em tentação...". Ele fez isso, pois é exímio conhecedor da fraqueza humana (Mt 26.39-41). Apesar da tentação não ser pecado, nenhum cristão deve subestimar a tentação e enveredar pelo caminho que leva ao pecado. A vigilância do cristão deve ser constante (Mt 26.41), porém consciente de que aqueles que confiam em Deus obterão o livramento necessário para suportarem estes momentos de fraqueza (1Co 10.13). Viver uma nova vida com Cristo não significa que não teremos problemas ou tentações das mais diversas. No entanto, Deus é aquele que nos chamou e capacitou a viver em Cristo, uma vida vitoriosa acima dessas coisas.
A questão da Provação
A provação diferencia-se da tentação, pois ela tem origem divina. A tentação é fruto de nossa cobiça ou das obras do diabo, que nos levam a um teste para sermos desaprovados por Deus. Já a provação tem origem divina, e nos levam a um teste para uma aprovação diante de Deus. A vida cristã é marcada por provações, já que o próprio Jesus disse que no mundo passaríamos por aflições.
No entanto, devemos ter discernimento de que muitos dos problemas que virão em nossas vidas, virão por permissão de Deus no intuito de provar a nossa fé. A provação nos leva a fazer a vontade de Deus com mais capricho e perfeição, e faz com que no final sejamos aprovados por Deus. O ensino bíblico é que nos momentos de provação estejamos alegres (Tg 1.2), sabendo que a provação produzirá virtudes benéficas em nossa vida espiritual (Tg 1.3,4,). Deus prova aqueles que ama, para que o crente possa entender e vencer as provações da vida sendo recompensado com a coroa da vida (Tg 1.12).
Característica de quem está vivendo em Novidade de Vida
Mente Renovada (Rm 12.2) - A mente é o intelecto, o entendimento, o pensamento. É com ela que você crê e serve a Deus. É na mente que acontece as maiores batalhas de nossa vida, portanto se quisermos viver em Cristo precisaremos ter uma mente renovada por Cristo. Se estamos em Cristo, não estamos mais vivendo conforme os valores e virtudes deste mundo, e sim conforme a vontade de Deus. Ter uma mente renovada significa não mais submetê-la a conformidade deste mundo e sim pensar da mesma maneira como Deus pensa (1Co 2.16), e isto inclui novos valores e virtudes (Fp 4.8).
Consagração do Corpo (1Co 6.19,20) - O corpo é templo do Espírito Santo, e isto se deu por causa da nossa nova natureza em Cristo. Portanto nosso corpo não pode mais ceder a práticas pecaminosas de outrora quando não possuíamos a natureza divina.
O corpo por ser templo, deve estar sempre limpo, santificado e arrumado para que o Espírito Santo possa residir, e isto se traduz em consagração. Consagração do corpo é marca distintiva de quem está vivendo em Cristo e por Cristo.
Valorização do Novo Homem (Ef 4.22-24) - A Bíblia ensina que a nossa nova vida em Cristo nos deu uma nova identidade. Esta nova identidade é chamada de novo homem. Antes agíamos conforme nosso velho homem e por isso andávamos segundo o príncipe deste mundo e nossas paixões carnais, fazendo tudo o que despertava a ira de Deus (Ef 2.1-3). Mais agora que estamos em Cristo, precisamos nos despojar do velho homem e nos revestir do novo para agradarmos a Deus. O alvo do novo homem é se revestir de Cristo, ter seu caráter moldado por Cristo para que se pareça o máximo possível com Cristo. Por isso ele vive e anda segundo o Espírito de Deus, busca santificar-se, se separa do mundo e procura agradar a Deus.
Reflexões para Vida
"E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras". (Ap 21.5)
VEJA O QUE VOCÊ APRENDEU!
ü      Viver uma nova vida em Cristo é obra exclusiva do Espírito Santo.
ü      O pecado é fruto da desobediência humana, ele é visto também como sendo: transgressão da lei e erro com Deus.
ü      O pecado trouxe conseqüências terríveis ao homem, tais como: medo, vergonha e sentimento de culpa e queda do seu estado original.
ü      A tentação tem origem na cobiça humana e não em Deus.
ü      A provação tem origem divina e nos levam a um teste para aprovação diante de Deus.
ü      Mente renovada, consagração do corpo e valorização do novo homem, são características de quem está vivendo em novidade de vida.
Fonte: Ebtm
Quando ouvimos a palavra terremotos,tsunami,maremotos,enfim dentre outros que estão acontecendo e a pergunta fica no ar “Jesus esta voltando,e pra onde será que eu vou?”
Essa é uma pergunta que não se cala,é uma das perguntas que todos ignoram mais na verdade é um pergunta pessoal que se deve ser respondida pra si mesmo,não adianta ser uma coisa que você não é e muito mesmo fazer na frente das pessoas...

E ai o seu nome esta escrito no livro da vida ou esta escrito no chão onde todo mundo pisa?

A salvação é algo serio,jamais tem que ser levada a brincadeira tem que ser levada a serio,tem pessoas que estão brincando com a salvação acha por que se acha nova de mais quer aproveitar a vida,quer ser livre,realmente temos a escolha o que queremos ou o que não queremos,mais olha só não é melhor perder a vida aqui neste mundo podre e acha-la com o SR.JESUS.onde ficaremos a eternidade com Ele?

Você pode ate me falar o seguinte:ex.:

Você acha que é fácil eu ter 20 anos,e não pode ir nas baladas,ir num barzinho ou enfim eu sou nova e tenho que aproveitar a vida...

Você que faz suas escolhas não sou eu que faço por você,você não quer ser salvo eu quero,você não quer ir na igreja por que diz que ira virar crente eu pelo ao contrario vou e nem virei crente,você nunca pode ir por que diz que trabalha ate tarde esta cansada,eu sempre faço do meu cansaço umaoportunidade pra eu ir buscar a Deus,e no dia da sua morte quem você acha que vai esta esperando para te dar flores?1 minuto para você responder esta questão...

Você nem sabe o quanto o SR.JESUS te ama,você acha que foi fácil ele morrer na cruz por nós?voce acha que ele gostou de ficar nu na frente dos filhos dEle,essa foi a maior vergonha dEle,o que tem feito por Ele?

A eu sou nova...Eu tbm sou nova tbm tenho apenas 18 anos e estou servindo o meu SR.JESUS há dois anos nesta obra maravilhosa e não me arrependo em ter entregado a minha vida pra Ele,pelo ao contrario estarei pertinho dEle quando volta pra buscar a sua igreja e onde você estará?

Talvez neste momento você queira entregar sua vida pra Ele e não acha forças suficiente para apenas agradecer o dia maravilhoso que você esta vivendo.

Sabe qual é a maior prova de que Deus é com você?

“Todos os dias quando você acorda Ele esta lá,mesmo você não agradecendo a noite tão boa em qual dormiu”
Viu como Ele esta perto de voce?no minimo detalhe...

Faça do seu cantinho o seu momento com Deus!!!

Deus o abençoe grandiosamente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário